domingo, 13 de novembro de 2011

UM POUQUINHO SOBRE ITAQUI

Itaqui é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul, localizado às margens do rio Uruguai, na fronteira com a Argentina

Vista aérea da cidade



Nascer do sol no Porto de Itaqui

Origem do nome Itaqui

O topônimo tem sua origem etimológica na língua guarani e compõem-se de dois termos: ita, pedra, e ku'i, areia.
Provavelmente a origem do nome deve-se às características físicas do Rio Uruguai, que é a fronteira natural entre o Brasil e a Argentina e cuja bacia e margens são cheias de pedras. Ao sul existe o afluente Rio Ibicuí, com sua bacia e margens cheias de areia e que separa Itaqui de Uruguaiana.
Há ainda outras hipóteses, que sustenta que o nome do município significaria "pedra d'água",própria para afiar.



Primeira Redução Jesuítica Guarani do Estado do Rio Grande do Sul


Itaqui foi a primeira redução jesuítica guarani do Rio Grande do Sul, datada do ano de 1657, quando na época os padres da cidade argentina de La Cruz transpuseram o rio Uruguai e fundaram tal redução, eis que grande eram o número de índios guaranis do lado brasileiro.
Destaca-se em seu território o túnel missioneiro que tem seu final as margens do rio Uruguai, sendo que do outro lado do rio, nas margens da cidade argentina de La Cruz, tem início outro túnel missioneiro, o qual leva diretamente a cidade de La Cruz.
Existiam vários cemitérios guaranis na cidade de Itaqui, onde foram construídos edificações em cima de tais locais, como nos Blocos Alvorada, Colégio Municipal Otávio Silveira, Escola Estadual Dr. Roque degrazia, entre outros. Entre os cemitérios guaranis localizados no interior, podemos citar o Curuçú, Santo Cristo e o grande cemitério localizado na Fazenda Pessegueiro, este não mais existente.
Várias pequenas capelas missioneiras existiam na cidade de Itaqui, bem como estátuas de vários santos e cadeiras dos padres, entre outros objetos, todos elaborados pelos índios guaranis, os quais faziam parte da antiga Igreja de São Patrício, antes da mesma ter sido destruída e no local foi construída a atual Igreja de São Patrício.
No território itaquiense destaca-se várias vilas guaranis, as quais hoje são designadas como distritos, fazendo parte também, a cidade de Maçambará. Assim, podemos citar as antigas vilas indigenas de Maçambará, São Donato, São Canuto, Santo Cristo, Curuçú, Itaó, Bororé, entre outras.
Existem vários sítios arqueológicos no interior, talvez exista a maior coleção arqueológica guarani e de outras culturas indígenas, mas infelizmente sem estudos sobre tais materiais, os quais encontram-se a campo.
O rio Ibicuí era o marco divisor da grande Nação Guarani, pois tais índios tinham seus territórios iniciando no território itaquiense, localizado acima do rio Ibicuí, abaixo de tal rio ficavam outras nações indígenas.
O General José Gervasio Artigas, descendente de índios guaranis, tentou retomar o território missioneiro, invadindo primeiramente, no Brasil, a Vila de Itaqui - Primeira Redução Jesuítica Guarani do Rio Grande do Sul.


São Patrício
Padroeiro do Município


Cultura e turismo


Itaqui tem um dos mais antigos teatros da América do Sul, o Teatro Prezewodowski, construído no ano de 1883.


Também possui uma grande semana farroupilha, em que se trazem os melhores conjuntos do estado para animar os bailes da cidade.

Foto: http://www.itaqui.rs.gov.br/
Desfile de 20 de setembro

Tem grandes festivais, como o Festival Itaquiense de Teatro Amador, O Festival de Canto Farrapo da Casilha do Porto e o Dança Comigo Itaqui (festival de dança), no qual participam grupos teatrais de vários lugares, inclusive da Argentina.

Foto: http://www.itaqui.rs.gov.br/


Carnaval 2011

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Itaqui_(Rio_Grande_do_Sul)

Imagens retiradas do site:



      Fotos de: www.litza.net

Dança Comigo Itaqui
 O carnaval da cidade vem evoluindo bastante também, trazendo grandes atrações e públicos de diversas cidades do estado.

Fotos: http://www.itaqui.rs.gov.br/

2 comentários:

  1. parabéns por este belo espaço para divulgar nossa cidade. Entretanto, sugiro rever um texto que não corresponde á verdade histórica - Itaqui nunca, em tempo algum, foi a primeira redução jesuítica guarani do RS. Essa informação é totalmente descabível. Não há qualquer fonte que sustente isso. Era meu registro. Estudo o assunto Missões há mais de 20 anos. Prof. Paulo Santos. parabéns por esse espaço. Era meu registro.

    ResponderExcluir
  2. parabéns por este belo espaço para divulgar nossa cidade. Entretanto, sugiro rever um texto que não corresponde á verdade histórica - Itaqui nunca, em tempo algum, foi a primeira redução jesuítica guarani do RS. Essa informação é totalmente descabível. Não há qualquer fonte que sustente isso. Era meu registro. Estudo o assunto Missões há mais de 20 anos. Prof. Paulo Santos. parabéns por esse espaço. Era meu registro.

    ResponderExcluir